Reflexões sobre educação, tecnologias e formação docente

Autores/as

Simone Lucena (ed)
Universidade Federal de Sergipe
https://orcid.org/0000-0003-1636-7707
Marilene Santos (ed)
Universidade Federal de Sergipe
https://orcid.org/0000-0002-7123-0415
Joseilda Sampaio Souza (ed)
Universidade Federal de Sergipe
https://orcid.org/0000-0003-2625-3148

Palabras clave:

Educação, Tecnologias, Formação docente

Sinopsis

É uma coletânea que propõe um mergulho nas complexidades, dilemas e desafios que permeiam a educação contemporânea. Este livro representa uma oportunidade àqueles que entendem ser possível repensar a formação docente, considerando os diferentes contextos e desafios que estão presentes na profissão. Compreender esses desafios remete pensar que em tempos de rápidas transformações tecnológicas e sociais, é preciso um olhar mais ampliado para questões fundamentais sobre as mudanças que estão moldando outras formas de educar, aprender e conviver no século XXI.

Capítulos

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Simone Lucena, Universidade Federal de Sergipe

Pós-doutora em Educação (Proped/ UERJ). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Professora do Departamento de Educação (DED) e do Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Culturas Digitais (Ecult/UFS/CNPq).

Marilene Santos, Universidade Federal de Sergipe

Professora da Universidade Federal de Sergipe no Departamento de Educação - DED; no Programa Pós-Graduação em Educação- PPGEDP e no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais PROFCIAMB. Líder do grupo de pesquisa Educação e Movimentos Sociais - GPEMS. Coordenadora do Programa Escola da Terra.

Joseilda Sampaio Souza, Universidade Federal de Sergipe

Pedagoga e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. Alberto Carvalho. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Culturas Digitais (Ecult/UFS/CNPq), desenvolve seus estudos nos campos da criança, infância, brincar e as tecnologias digitais.

Stéphanie Gasse, Universidade de Rouen

Doutorado em Sciences de l'éducation pela Université de Rouen (2008) . Tem experiência na área de Educação.

Thierry Ardouin, Universidade de Rouen

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Paris 8 (Fr) e credenciado para supervisionar pesquisas pela Universidade de Rouen (Fr).

Fernanda Amorim Accorsi, Universidade Estadual de Maringá

Doutora e mestra em Educação pela UEM, com graduação em Pedagogia e Jornalismo, e especialização em Comunicação e Educação. Professora adjunta na UFS, conselheira no Conepe e coordenadora do grupo PEPECA. Pesquisadora nos grupos ARTEI e GEPECEC, com foco em pedagogias, mídias, feminismos e naturezas sob a perspectiva dos Estudos Culturais.

Fernanda Monzato, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestra em Educação pela UFRRJ e graduada em Pedagogia, com especializações em ensino religioso, informática aplicada à educação e orientação educacional. Integra o GPDOC e possui experiência em tutoria a distância (UemaNet e UFF), supervisão e orientação pedagógica em escolas técnicas e no ensino básico. Atualmente, é professora e coordenadora pedagógica na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Edméa Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora titular da UFRRJ, bolsista PQ do CNPQ e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ, atuando no Instituto de Educação e no PPGEDUC. Ex-professora associada da UERJ, editora-chefe da Revista Docência e Cibercultura e líder do GPDOC. Visiting Scholar na Ohio State University em 2023, com experiência na Anped e ABCIBER. Mestre e doutora em Educação pela UFBA, com pós-doutorado em e-learning pela UAB-PT. Suas áreas incluem educação e cibercultura, formação de professores, e educação online.

Maria Helena Silveira Bonilla, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Ciências e Matemática, mestre em Educação nas Ciências e doutora em Educação, com pós-doutorado pela UFSC. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA (2013-2017) e atualmente é professora titular na UFBA e líder do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias. Suas áreas de atuação incluem formação de professores, inclusão digital, software livre e políticas públicas em educação.

Rosinângela Cavalcanti da Silva Benedito, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Educação pela UFS, com foco em Tecnologias, Linguagens e Educação. É professora adjunta de Matemática na UFCG, coordenadora do subprojeto Matemática do PIBID e orientadora do Programa Residência Pedagógica. Graduada em Matemática pela UFCG e mestre pela UFPB, integra o grupo de pesquisa ECult e participa de projeto sobre formação em geometria na UFCG.

Jamisson Alves Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduação em Pedagogia, Universidade Federal de Sergipe. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Movimentos Sociais.

Joelma Carvalho Vilar, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe. Membro do Grupo Pesquisa Educação e Movimentos Sociais.

Isabela Rosália Lima de Araújo, Universidade Federal de Sergipe

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe/Campus Prof. Alberto Carvalho. Líder do Grupo de Pesquisa Clínica da Atividade e Trabalho Docente (CATD/CNPq).

Mônica Andrade Modesto, Universidade Federal de Sergipe

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe/Campus Prof. Alberto Carvalho. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental de Sergipe (GEPEASE/CNPq).

Paulo Sérgio da Silva Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Estudos da Linguagem pela UFRN, professor e chefe do Departamento de Educação da UFS. Membro da diretoria do GELNE (2021-2022) e pesquisador nos grupos GELINS (UFS) e Políticas Linguísticas Críticas (UFSC). Orienta pesquisas em ensino de língua materna, análise crítica do discurso, políticas linguísticas e constitucionalização das línguas

Taysa Mércia dos Santos Souza Damaceno, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Estudos da Linguagem pela UFRN, professora de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa na UFS, e orientadora do Programa Residência Pedagógica de Língua Portuguesa. Atua nos programas de pós-graduação PROFLETRAS e PPGL/UFS, e integra o grupo de pesquisa GELINS. Orienta em ensino de língua materna, análise crítica do discurso, políticas linguísticas e constitucionalização das línguas.

Caroline Lima dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Letras Português-Inglês pela UFS, com experiência em iniciação científica e docência em inglês. Atualmente, é mestranda em Estudos Linguísticos, pesquisando linguagem, identidade e práticas sociais.

Jailda Evangelista do Nascimento Carvalho, Universidade Federal de Sergipe

Doutora e mestre em Educação pela UFS, graduada em Pedagogia e Licenciatura em Língua Portuguesa, com especializações em metodologias de ensino, gestão escolar, Libras e AEE. É professora na rede municipal de Coronel João Sá/BA e no Estado de Sergipe, com experiência em educação indígena, do campo e multisseriada, além de atuação em tutoria e coordenação no ensino superior

Tereza Simone Santos de Carvalho, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Geografia e professora da UFS, atua em educação do campo, alfabetização, inclusão e formação docente. Coordena projetos como o Programa Escola da Terra e pesquisa os impactos da pandemia na educação de jovens camponeses.

Josefa de Lisboa Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Geografia pela UFS, onde é professora, coordena o LATER e lidera o grupo PROGEO. Atua em Geografia Agrária, Educação do Campo e Formação de Professores, com experiência em ensino, pesquisa
e gestão acadêmica.

Maria Rejane Nogueira, Universidade Federal de Sergipe

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe

Maria José da Silva Souza, Universidade Federal de Sergipe

Mestra em Ensino das Ciências Ambientais, pela Universidade Federal de Sergipe. Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe, e, Especialista em Educação Ambiental com Enfase em Espaços
Educadores Sustentáveis, pela Universidade Federal de Sergipe. Professora Efetiva da Rede Estadual de Ensino do Estado de Sergipe.

Flávia Cristina Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Pedagogia pela UFS (2002) e pós-graduada em Educação Inclusiva (2010), é professora nas redes municipal e estadual de Sergipe, atuando como técnica pedagógica no DED em áreas como Educação do Campo, Quilombola, Étnico-racial e Ambiental. Coordenadora estadual do Programa Escola da Terra em Sergipe, membro do NEABI-UFS e do GPEMS-UFS.

Alizete dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Geografia (UFS), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFS) e professora da rede estadual de ensino. Atua como tutora no CESAD/UFS e integra o grupo de pesquisa DAGEO/UFS.
Seus trabalhos focam em planejamento geoambiental, geotecnologias, áreas de risco e educação.

Publicado

diciembre 19, 2024

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.